Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
Turismo

Conheça 10 belas cachoeiras do Paraná

Publicada em 05/03/20 às 15:51h - 129 visualizações

por A Serviço do Povo!


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: A Serviço do Povo!)

O Paraná é o local certo para quem procura relaxar na natureza e conhecer belas cachoeiras. O estado abriga duas das maiores cachoeiras do Brasil, o Salto São Francisco e o São Sebastião, que ficam na região de Prudentópolis, conhecida como a “Terra da Cachoeira Gigante”. E claro, não podemos deixar de mencionar a gigante Cataratas do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos do Brasil.

Selecionamos 10 belas cachoeiras no Paraná. Mas como o estado tem muito mais a oferecer quando o tema é cachoeiras, deixe em nossos comentários sugestões e informações das cachoeiras que você gostaria que estivessem aqui e não foram mencionadas.


1. Cachoeira Salto São Francisco – Prudentópolis

A Cachoeira Salto São Francisco está localizada na cidade de Prudentópolis, também conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”. A região abriga quedas que variam de 80 a quase 200 metros de altura. O Salto São Francisco, além de ser a mais alta da cidade com os seus 196 metros, é a cachoeira mais alta da região sul do país.

Um destino recomendado para aqueles que gostam de fazer trilhas e deslumbrar uma belíssima cachoeira.

Altura da Cachoeira Salto São Francisco: 196 metros

Como chegar na Salto São Francisco: Do centro da cidade até a entrada do Parque Municipal São Francisco da Esperança são cerca de 60 km na estrada conhecida como Rota das Cachoeiras, sendo 22 km em estrada asfaltada e 38 km em estrada de terra. A entrada do parque é gratuita e funciona das 8:00 às 17:30. Você pode visitar a parte baixa e parte alta da cachoeira através de trilhas bem demarcadas e consideradas fáceis.

Distância de Curitiba: 204 km


2. Cachoeira Salto São Sebastião – Prudentópolis

A Cachoeira Salto São Sebastião também está localizada na cidade de Prudentópolis e é um dos principais atrativos da cidade. É uma cachoeira que encanta pelos seus 120 metros de altura e com pouco volume de água. Mas o que mais impressiona os visitantes é que em frente a queda existe o Salto Milot, uma outra queda com cerca de 130 metros de altura. Difícil saber qual queda apreciar primeiro.

Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 130 metros

Como chegar na Salto São Sebastião: Do centro da cidade até a entrada do Recanto Perehouski, onde ficam as cachoeiras, são cerca de 25 km na Rota das Cachoeiras, sendo uma parte de estrada de terra. Para chegar no local é necessário fazer uma trilha de cerca de 40 minutos e é cobrada uma taxa de entrada.

Distância de Curitiba: 204 km


3. Cachoeira Salto Milot – Prudentópolis


A cachoeira Salto Milot fica em frente a cachoeira São Sebastião, esse é mais um motivo para visitar ambas as cachoeiras, já que é possível avistar duas cachoeiras com mais de 100 metros de altura em uma tacada.

Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 120 metros

Como chegar na Salto São Sebastião: Do centro da cidade até a entrada do Recanto Perehouski são cerca de 25 km na Rota das Cachoeiras, sendo uma parte de estrada de terra. Para chegar no local é necessário fazer uma trilha de cerca de 40 minutos e é cobrada uma taxa de entrada.

Distância de Curitiba: 204 km


4. Cachoeira Salto Puxa-Nervos – Tibagi


A cachoeira Salto Puxa-Nervos fica na cidade de Tibagi, um dos pontos de referência no turismo de aventura no Brasil. A região é repleta de atrativos naturais e lá está localizado o cânion Guartelá, o maior em extensão do Brasil e sexto no mundo, com 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros.

Um dos principais atrativos da cidade é a Cachoeira Salto Puxa-Nervos que impressiona pela sua altura de 50 metros e um grande volume de água. É comum a prática cascading (rapel em cachoeira) no local.

Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 50 metros

Como chegar na Salto São Sebastião: A cachoeira fica localizada à 15 km do centro de Tibagi. O acesso é feito pela Rodovia Caetano Mendes e existem diversas placas indicando o local. É necessário pagar uma taxa na entrada.

Distância de Curitiba: 214 km


5. Cachoeira do Corisco – Sengés


A Cachoeira do Corisco fica localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, na cidade de Sengés e possui uma das mais belas vistas dessa lista. Ela fica dentro da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Vale do Corisco e é possível avistar a cachoeira de 106 metros escorrendo pelos cânions de um mirante instalado na propriedade. Infelizmente, não é possível chegar a sua parte baixa

Altura da Cachoeira do Corisco: 106 metros

Como chegar na Cachoeira do Corisco: Acesso pela SP-258 (sentido Paraná), 15 km (12 km de terra)

Distância de Curitiba: 295 km


6. Cachoeira do Chicão II – Faxinal


A cidade de Faxinal, conhecida como a Capital do Tomate, é um local que impressiona pelas suas mais de 80 cachoeiras. Uma das mais conhecidas da região é a Cachoeira do Chicão II, pelo fato de ser a porta de entrada para a trilha do Canyon Cruzeiro. Além disso, a 200 metros fica localizada a Cachoeira Chicão I, onde as pessoas banham-se no poço.

Altura da Cachoeira do Chicão II: 46 metros

Como chegar na Cachoeira do Chicão II: O acesso é feito por estrada cascalhada sentido Bufadeira do Cruzeiro, num percurso de 5 km.

Distância de Curitiba: 334 km


7. Cachoeira da Fonte – Faxinal


A Cachoeira da Fonte também é muito conhecida na região de Faxinal. Um fato interessante sobre ela é que uma das nascentes fica dentro de uma igreja próxima. Por esse motivo, existe um misticismo em torno dela, pois dizem que as suas águas possuem o poder de curas milagrosas.

Altura da Cachoeira da Fonte: 62 metros

Como chegar na Cachoeira da Fonte: A cachoeira fica localizada no Hotel Fazenda Cachoeira da Fonte, no Bairro Bufadeira da Fonte, fica à 10 km do centro. É necessário pagar uma taxa de entrada

Distância de Curitiba: 334 km


8. Cachoeira do Panelão – Palmeiras


A cachoeira do Panelão é muito frequentada, chegaram a registrar 450 pessoas em um final de semana (agora esse número é limitado a 250 pessoas), pelo fato de estar bem próxima da capital Curitiba. O local possui uma estrutura completa para os visitantes com banheiro, restaurante e área de camping.

Esse local é recomendado para quem não quer ir tão longe da capital, mas quer aproveitar um bom banho de cachoeira. Uma das coisas mais divertidas é que nela as pessoas pulam das pedras a uma altura de até 13 metros para mergulhar no seu poção.

Altura da Cachoeira do Panelão: 10 metros

Como chegar na Cachoeira do Panelão: A Cachoeira do Panelão fica numa fazenda localizada à esquerda da BR 277 sentido Palmeira-PR, a 100 metros do acesso para a colônia Witmarsum. É cobrada uma taxa para entrar.

Distância de Curitiba: 77 km


9. Cachoeira Salto da Fortuna – Morretes


A cachoeira Salto da Fortuna é recomendada para aqueles que querem juntar história com um belo banho de cachoeira. Durante a trilha até o Salto da Fortuna, você irá passar por um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho Colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. No fim dessa caminhada, irá se deparar com essa queda de quase 50 metros e uma bela piscina natural.

Altura da Cachoeira Salto da Fortuna: 50 metros

Como chegar na Cachoeira Salto da Fortuna: A cachoeira fica localizada dentro do Parque Estadual do Pau-Oco, no final da estrada Anhaia. Para chegar nela é necessário percorrer uma trilha leve de uma hora e meia

Distância de Curitiba: 70 km


10. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu


Para fechar a lista com chave de ouro, deixamos as Cataratas do Iguaçu. O sistema é formado por 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu, com quedas que variam de 64 a 82 metros de altura. Uma boa pedida quando for visitar o Parque Nacional do Iguaçu é também visitar o lado argentino, onde fica a Garganta do Diabo, um lugar que vale a pena conhecer por ter um ângulo de visão das cataratas diferente do lado brasileiro.

Altura das Cataratas do Iguaçu: 82 metros

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu: As Cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, à cerca de 20 minutos do centro.

Distância de Curitiba: 643 km




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 954062
Usuários Online: 174
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!