Sábado, 30 de Maio de 2020
Turismo

Balneários do Rio Paraná têm reforço em segurança, saúde e esportes

Publicada em 31/01/20 às 09:40h - 147 visualizações

por Agência Estadual de Notícias


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Estadual de Notícias)

As atividades do Verão Maior, do Governo do Estado, também estão presentes na Costa Noroeste. Os balneários do Rio Paraná, que recebem milhares de turistas, principalmente em fim de semana, contam com reforço na área de segurança, orientações e testes rápidos feitos pelas equipes da Saúde, campeonatos e atividades de esporte e lazer.

De sexta-feira a domingo, durante toda a temporada, guarda-vidas militares e civis estão com postos fixos nas ilhas e praias de água doce para prestar orientação e garantir a segurança dos banhistas. São nove postos ativos em Porto Rico, Porto São José (São Pedro do Paraná) e Porto Maringá (Marilena), tanto nas ilhas como na costa, e outros postos em Altônia e em Porto Camargo, no município de Icaraíma. As equipes se instalaram nesses locais antes do Natal e seguem até depois do Carnaval.

Entre 30 mil e 40 mil pessoas circularam por Porto Rico de 23 de dezembro a 10 de janeiro - cerca de 10 vezes a população da cidade.

ORIENTAÇÕES – O trabalho principal dos guarda-vidas que atuam na Costa Noroeste é orientar os banhistas, já que o rio tem especifidades diferentes das do mar, além de um trânsito de barcos, lanchas e jetskis.

De 21 de dezembro a 21 de janeiro, os guarda-vidas do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9º SGBI), com sede Paranavaí e que atendem Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá, fizeram 6.829 orientações, 3.741 advertências, um salvamento e atendimento a quatro crianças que estavam perdidas.

Já o efetivo que atende Altônia e Porto Camargo, pertencente ao 6º SGBI (Umuarama), fez, no período, 68 advertências, 285 orientações e dois salvamentos. Crianças perdidas, nenhuma. Não foi registrado óbito.

SAÚDE – Na área da saúde, o foco é na promoção e prevenção, com campanhas de conscientização contra a dengue e outras doenças e oferta de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, glicemia e aferição de pressão. A Secretaria de Estado da Saúde destacou 25 profissionais para a região e as prefeituras também disponibilizaram funcionários para atender os veranistas em Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná.

Até o domingo (26), 5 mil pessoas foram impactadas pelas ações de educação em saúde. Também foram feitos 3 mil testes de doenças infecciosas, 801 verificações de pressão e 750 de glicemia. Caso dê alteração nos resultados, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde dos municípios onde residem para exames complementares.

ESPORTE – Os frequentadores da praia Santa Rosa, a mais movimentada da região, localizada em Porto Rico, contam com uma novidade nesta temporada. Pela primeira vez, a Superintendência Estadual do Esporte levou uma estrutura de esporte e lazer para a Costa Noroeste, em parceria com a prefeitura de Porto Rico. As atividades acontecem de sexta-feira a domingo.

São canchas de areia e materiais para a prática de vôlei de praia, futebol de areia, futevôlei e tênis de praia, além de instrutores para divertir os veranistas. 

No último fim de semana, o município também sediou a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Handebol de Areia, com a participação de cerca de 120 atletas de oito municípios, entre equipes masculinas e femininas. É a primeira vez que os jogos dessa modalidade esportiva, que deve entrar nas Olimpíadas de 2024, acontecem na região. A disputa da última etapa do circuito será na Costa Oeste.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 937964
Usuários Online: 86
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!