Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Turismo

Ilha do Mel recebe trapiches flutuantes até instalação das novas estruturas

Publicada em 22/01/20 às 11:24h - 119 visualizações

por A Serviço do Povo e Agência Estadual de Notícias


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O Governo do Estado anunciou que está investindo R$ 8 milhões para melhorias na infraestrutura da Ilha do Mel, que inclui a instalação de trapiches flutuantes em Encantadas e Nova Brasília, dragagem dos canais de acesso aos trapiches e reforço na coleta de lixo. Em setembro do ano passado, o deputado estadual Soldado Fruet (PROS) cobrou do secretário da Infraestrutura, Sandro Alex, melhorias urgentes na Ilha do Mel, após seguidos acidentes nos trapiches antigos.

Segundo o Governo, a ideia é melhorar ainda mais os atrativos e a qualidade de vida no local, beneficiando moradores e turistas. Estão sendo feitas obras de revitalização da Praça de Alimentação e da Praça Central de Encantadas, além de limpeza dos canais, reforma das passarelas existentes e no Receptivo de Turistas de Nova Brasília. Estão previstas, ainda, a construção do receptivo de Encantadas e reforço na coleta de lixo, além de mirantes, passarelas e projetos de acessibilidade.

A estrutura existente para embarque e desembarque na ilha já não dava mais segurança aos turistas e moradores. Os trapiches foram instalados há 20 anos e sofriam com a ação do tempo e da maresia, causando riscos para as pessoas. Os flutuantes são temporários e ficarão disponíveis para a atracação das embarcações até a construção dos novos trapiches, que já foram licitados e serão instalados com recursos da empresa pública Portos do Paraná.

Segundo destino turístico do Paraná, atrás das Cataratas do Iguaçu, a Ilha do Mel é considerada prioritária para o Governo do Estado e para o Ministério do Turismo e recebe cerca de 300 mil visitantes por ano. 

ATRATIVOS – A Ilha do Mel guarda alguns tesouros que são únicos no litoral do Paraná. Os principais são a Fortaleza Nossa Senhora do Prazeres, Patrimônio Histórico da União, construída em 1770 para proteger a Baía de Paranaguá de possíveis ataques de inimigos da Coroa Portuguesa; o Farol das Conchas, construído em meados do século 19 e que tem uma vista privilegiada de toda a ilha; e a Gruta de Encantadas; além de trilhas no meio da Mata Atlântica que chegam a belas praias.

OCUPAÇÃO – Novas ações estão previstas para serem implantadas neste ano, visando a qualificação do turismo e a preservação ambiental. Com a revisão do plano de manejo da ilha, que alterou a capacidade de carga das trilhas e prevê o controle de visitação, o IAT e a prefeitura de Paranaguá estudam agora a modelagem para o Uso Público e Turismo do Parque Estadual da Ilha do Mel, que vai definir as regras de ocupação do solo.

A Ilha do Mel tem 98% de sua área voltada à proteção ambiental e abriga duas categorias de unidades de conservação: o parque estadual e a estação ecológica, que protegem uma área remanescente da Mata Atlântica. 

TRANSPORTE AQUAVIÁRIO – O transporte aquaviário do Litoral, que até agora não estava regulamentado, também passará por revisão, que dará mais segurança no transporte de passageiros e vai permitir a fiscalização de todas as embarcações.

Isso inclui táxis náuticos, barcos que promovem passeios no Litoral e as embarcações que seguem para a Ilha do Mel, saindo tanto de Pontal do Sul como de Paranaguá, e também para outros destinos da região, como Guaraqueçaba, Superagui e Ilha das Peças. O Governo informou que será feito um chamamento público para confirmar as empresas e cooperativas que fazem o transporte aquaviário e definir regras para garantir mais segurança ao usuário. Também serão regulamentados os trapiches, que terão normas de uso por parte dos barqueiros.

AÇÃO E AVENTURA – Dentro do processo de qualificação do setor turístico, o Governo do Estado também está elaborando o Plano de Gestão de Segurança para Operação de Atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A ideia é garantir e aplicar normas de segurança em atividades como rafting, tracking, rapel, balonismo, asa-delta, entre outros, em todo o território estadual.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 945564
Usuários Online: 50
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!