Sábado, 30 de Maio de 2020
Esporte

Jogos de Aventura e Natureza serão abertos no Litoral paranaense neste sábado

Publicada em 09/08/19 às 13:53h - 81 visualizações

por Agência Estadual de Notícias


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Estadual de Notícias)

Mais de 12 mil atletas vão passar pelo Paraná nos próximos 5 meses. Divididos em 29 modalidades, eles irão percorrer 26 municípios do Estado, de ponta a ponta, durante a disputa da 1ª edição dos Jogos de Aventura e Natureza, entre agosto e dezembro.

A cerimônia de abertura da competição será neste sábado (10), às 15h, em Matinhos, na Rotatória da Avenida Paranaguá com a PR-412, bairro Bom Retiro. Neste fim de semana haverá competições de ciclismo, body boarding, beach soccer e paraquedismo.

Os Jogos misturam esporte e turismo, além de fomentar a economia de diversas regiões. De acordo com a Esporte Paraná, o investimento foi de R$ 4,5 milhões, com expectativa de gerar receitas até quatro vezes maiores para as cidades. 

A disputa começou a mudar a cara das cidades envolvidas mesmo antes da largada, especialmente do Litoral, palco da primeira de cinco etapas. Período considerado “morto” para os municípios por causa do fim das férias, inverno e da ausência de feriado, agosto ganhou um novo ritmo na região. Na expectativa de grande movimento, os comerciantes deixaram abertos restaurantes, pousadas e hotéis.

A expectativa da Esporte Paraná é que a fase inicial da competição movimente em torno de 20 mil pessoas – 2,5 mil atletas. Serão 600 pessoas apenas na disputa da corrida de rua. A inscrição abriu e fechou em 30 minutos.

TURISMO – Outro objetivo dos Jogos é fazer com que o esporte seja uma ferramenta para divulgar também as riquezas naturais do Paraná, estimular os paranaenses a conhecerem as atrações, chamar turistas brasileiros e estrangeiros.

Em cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura, acontecem shows da Banda Que Voa, Milk N’ Blues e Denorex 80.

CALENDÁRIO – Depois da abertura dos Jogos de Aventura e Natureza no Litoral, entre os dias 10 e 18 de agosto, os Jogos de Aventura e Natureza no Litoral se mudam para a Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste.

De 7 a 15 de setembro, será entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

ATRAÇÕES - Além das clínicas esportivas, a agenda deste sábado (10) terá diversas atrações para a população local. A programação prevê voo de balão; parede de escalada, com tirolesa; simulador de parapente; feira da agroindústria familiar, promovida pela Emater; praça de alimentação, com foodtrucks; van do turismo e clínicas esportivas.

Serão realizadas também ao longo do dia competição de Beach Soccer, atividades de educação ambiental e ação de plantio de árvores.

Haverá ainda a participação de grupos de jipes e motociclistas, modalidades de apresentação, premiação da corrida Cross Country e Montain Bike, além da chegada da Caminhada da Natureza, atividade desenvolvida pela Emater e aberta para a comunidade.

A preservação e sustentabilidade também serão discutidos. No sábado (10) ocorrem oficinas de sustentabilidade e de gerenciamento de riscos das atividades de turismo e aventura, além de palestra sobre ecoturismo e turismo de aventura. Estas ações são realizadas pelo Sebrae e pela Paraná Turismo.

A programação do dia ainda prevê uma oficina e feira de robótica, organizada pela Celepar e Escola Municipal Durival de Britto; oficina de uso de smartphone para a terceira idade, também da Celepar e atividades de escotismo, que serão realizadas pela União dos Escoteiros do Brasil e do Paraná.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 937355
Usuários Online: 117
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!