Sábado, 30 de Maio de 2020
Esporte

Fase final dos Jogos Escolares começa na sexta, em Foz do Iguaçu

Publicada em 31/07/19 às 15:45h - 53 visualizações

por Agência Estadual de Notícias


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A abertura oficial da fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) acontece nesta sexta-feira (02/08), às 20 horas, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. A competição para alunos-atletas de 15 a 17 anos deve reunir cerca de 5,9 mil participantes, entre atletas, dirigentes e organizadores.

Nesta etapa estão confirmados 784 estabelecimentos de ensino. São 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas, números que confirmam os JEPS como a maior competição escolar do País. A abertura contará com a presença do campeão olímpico no vôlei de areia Emanuel.

As disputas começam no sábado (3) em 15 modalidades, no regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Para atletas com deficiência (ACD), acima de 18 anos, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A ginástica rítmica e o xadrez serão destinadas a atletas de 12 a 17 anos. As modalidades de luta olímpica e skate serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Na sessão preliminar, com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi anunciada e homologada a cidade de Campo Mourão como próxima sede da fase final dos JEPS, na categoria 15 a 17 anos, em 2020.

ETAPA NACIONAL - Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo cerca de 6 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão em setembro as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul e do Sudeste, além de Goiás e Mato Grosso do Sul. A sede da etapa nacional será em Blumenau (SC), de 16 a 30 novembro.

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Cada modalidade obedece um critério de classificação específico.

Em 2018 o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com 83 medalhas – 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Nas Paralimpíadas Escolares a delegação paranaense conquistou 41 medalhas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 937324
Usuários Online: 111
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!