Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Cidade

Idosos formam filas gigantes para vacina da gripe em Curitiba: “Sem desespero”, diz prefeito

Publicada em 23/03/20 às 11:00h - 148 visualizações

por Banda B


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: A Serviço do Povo!)

A manhã desta segunda-feira (23), primeiro dia da vacinação contra a gripe, foi marcada pela presença em massa de idosos em busca da dose que previne contra o vírus H1N1. Em alguns locais, como na Paróquia São José do Trabalhador, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, a fila estava imensa logo cedo, mas os idosos estavam guardando distância um do outro em razão da pandemia de coronavírus. Filas gigantes também nos cinco pontos de drive thru na cidade, em que os idosos podem ser vacinados dentro do carro.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi às redes sociais apelar para que as pessoas não se desesperem em tomar a vacina neste primeiro dia, já que a campanha segue até o dia 22 de maio.

“Não se desesperem para tomar a vacina neste primeiro momento. Há 42 pontos como ruas da cidadania, paróquias, colégios… a lista está no site da prefeitura. E temos também a opção do drive thru que é exclusivamente para quem vai de carro. Peço que que pessoas a pé não procurem os pontos de drive thru para não sobrecarregar as equipes de saúde”, disse o prefeito.

Curitiba adotou uma estratégia diferente para a campanha de vacinação contra a gripe. Em vez de concentrar a vacinação nas unidades de saúde, estão montados 42 pontos externos, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, incluindo os cinco pontos de “drive thru” . O público-alvo de idosos é de 118 mil pessoas.

A medida busca afastar os idosos do risco de contrair o novo coronavírus. Com a vacinação em áreas externas, não será necessário ir até a unidade de saúde para se vacinar e se expor ao vírus.

“Pede-se o comparecimento à vacinação principalmente às pessoas idosas. Não queremos perder ninguém”, diz  Greca.

O prefeito ressalta, no entanto, que esta vacina não previne contra o coronavírus. “Para o coronavírus ainda não há vacina”.

Neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha contra a gripe em quase um mês, em decorrência da epidemia do novo coronavírus. O objetivo é imunizar a população-alvo contra influenza e minimizar os impactos da doença no sistema de saúde.

Drive thru

Os pontos com drive thru para os idosos estão localizados na Praça Afonso Botelho (do Atlético), Praça da Maternidade Bairro Novo, Praça Eucaliptos, o Restaurante Madalosso e a Paróquia Santo Antônio.

A operação do drive thru será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que disponibilizará módulos nos locais. Além disso, agentes de trânsito vão organizar o fluxo de pessoas e de trânsito durante este trabalho.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 945465
Usuários Online: 74
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!