Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
Cidade

32,2 mil contribuintes do Paraná caíram na malha fina. Saiba como regularizar!

Publicada em 10/12/19 às 17:45h - 97 visualizações

por G1 Paraná


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Brasil)

A Receita Federal informou nesta terça-feira (10) que 32.298 contribuintes do Paraná tiveram as declarações do Imposto de Renda de 2019 retidas na chamada "malha fina" devido a inconsistências nas informações prestadas.

Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

A quantidade de declarações retidas em malha no estado corresponde a 1,55% do total de 2.085.627 declarações apresentadas neste ano.

Segundo o órgão, desse total de declarações retidas em malha, 77,29% apresentam imposto a restituir; 20,11% apresentam imposto a pagar e 2,6% não apresentam imposto a restituir ou pagar.

As principais razões pelas quais as declarações entregues no Paraná foram retidas são:

·         omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes

·         divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF;

·         despesas médicas;

·         dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras.

Como sair da malha fina

Para saber o que há de errado com sua declaração, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.


·         Veja o passo a passo do extrato do IR

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Consultas ao último lote do IR

Desde as 9h de segunda-feira (9) estão abertas as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019. No Paraná, serão pagos R$ 33,3 milhões a 18.756 contribuintes.


·         CLIQUE AQUI para consultar se você está no lote de restituição.

As consultas já podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones.

Quem não aparecer em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente na malha fina do Leão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)99834-0411

Visitas: 326092
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2020 - A Serviço do Povo!